Trem das nuvens para o Tibete

Dia 7: Trem das nuvens para o Tibete - Lhasa

Existem alguns minutos para as sete da manhã, quando acordamos e, após alguns segundos, lembramos onde estamos, assimilando que estamos em nosso compartimento no trem de Xangai a Lhasa, conhecido como Trem das nuvens para o Tibete, momento em que é hora de aproveitar o banheiro, a essa hora da manhã ainda não há muita transferência e começamos a preparar nosso café da manhã, com o café instantâneo que trazemos de casa e os pacotes de biscoitos que compramos em Xangai.
Nesta área do Tibete, amanhece um pouco mais tarde, cerca das 8 da manhã, por isso ainda está praticamente fechada à noite, algo que não nos permite ver a paisagem em detalhes, mas que nos permite intuir a mudança que aos poucos se torna mais notável e que começa a nos deixar uma paisagem muito mais árida do que tínhamos visto até agora e especialmente com muito menos prédios.
Depois de ir ao banheiro, pegar as camas de beliche e tomar café da manhã, começamos a perceber tonturas, um sintoma de enjôo da altitude e não podemos esquecer que às 4 da manhã passamos por Golmund, já com quase 3000 metros e agora começamos a nos aproximar da passagem da montanha Kunlun, onde passaremos de 2800 para 4700 metros.

Rota do segundo dia no trem das nuvens para o Tibete

Nosso compartimento no trem das nuvens para o Tibete

Vistas do nosso compartimento no trem das nuvens para o Tibete

Como dissemos ontem, no conselho sobre o mal da altitude no Tibete, quando passamos, mesmo gradualmente, a uma altura acima de 2500 metros, você precisa facilitar as coisas, sem fazer movimentos bruscos e mais Beba bastante água para ficar o mais hidratada possível.

À medida que os minutos passam, essa tontura começa a desaparecer e começamos a apreciar, muito mais silenciosamente, as paisagens que essa incrível viagem ao Tibete nos oferece em 19 dias, embora ao mesmo tempo começemos a ouvir e ver como Os sintomas da doença da altitude começam a causar estragos na passagem, vendo como vários companheiros de carroça precisam de oxigênio ou vão procurar o banheiro devido a vômitos.

É assim que as 9 horas nos dão o tempo que tomamos para fazer um segundo café da manhã e que Trem das nuvens para o Tibete, com tantas horas livres, além das paisagens incríveis, a fome também parece aparecer com mais frequência, então é hora de fazer outro café e conseguir alguns lanches para acompanhar o tempo de leitura, acompanhados por paisagens cada vez mais impressionantes.

Paisagens no trem das nuvens para o Tibete

Café no trem das nuvens para o Tibete

Como uma das dicas para evitar os sintomas da doença da altitude é beber muita água e, embora tenhamos comprado na estação de Xangai, acabamos, então, depois de pedir repetidamente à equipe do trem que passa pelas diferentes Vagões vendendo bebidas, refeições e lanches e que eles nos dizem que não têm, decidimos nos aproximar do carro do restaurante, onde, depois de lhes mostrar uma garrafa de água vazia, para evitar mal-entendidos, eles nos dizem novamente que não têm e que fecham naquele momento.
Diante disso, e apesar de tomarmos refrigerantes, decidimos perguntar a uma das garotas que passava pelo carro e, sempre que o atravessamos, ela tinha um grande sorriso para nós, o que imediatamente nos diz para segui-la novamente até o carro do restaurante, onde depois de falar em tom alto com vários garçons, eles acabam nos vendendo várias garrafas de água.
Diante disso, não podemos recomendar que, além de comprar água na estação de Xangai, apenas no caso, se eles lhe disserem que não têm o trem, insista, pois o fazem, embora não entendamos o motivo. pelos quais eles não queriam nos vender.

Vagão de trem Cloud to Tibet

Depois de passar um bom tempo de manhã descansando e apreciando a paisagem, fazemos uma pequena caminhada pelo corredor do trem, lentamente, para não forçar o corpo, momento em que os primeiros iaques apareceram na neve. Não tínhamos câmera ou telefone, então tivemos que fechar os olhos para gravar a imagem na retina.
Após a experiência, temos que dizer que, sem dúvida, a viagem no Trem das nuvens para o Tibete É totalmente recomendado. Se você tiver esses dois dias extras, não se esqueça de fazê-lo, pois é uma experiência única do começo ao fim.

Paisagens do Tibete. Trem das nuvens

Trem das nuvens para o Tibete

Como você pode imaginar, as horas voam e as paisagens são extremamente impressionantes, algumas palavras que acreditamos nos acompanharão durante o resto desta viagem ao Tibete.
À medida que ganhamos altura, o céu fica cada vez mais claro e nos deixa aquela imagem que não tínhamos há muito tempo em San Pedro de Atacama, na viagem ao Chile e à Ilha de Páscoa, de que tanto gostamos e que nos fazem sentir naquele momento. No mesmo instante, além de ser pequeno diante da natureza, extremamente privilegiado de viver como sempre sonhamos.

Chegamos depois de comer em Nagqu, no norte da região autônoma do Tibete, momento em que estamos a 4450 metros e a última parada antes de finalmente chegar, até nosso tão esperado Lhasa.
A partir deste momento, as imagens únicas de rios, lagos congelados e montanhas de neves perenes pontilhadas de iaques tornam-se constantes na paisagem, ao mesmo tempo em que a cada poucos minutos as pessoas ficamleilão"o banheiro para poder vomitar, algo que deixa evidências novamente, que a doença da altitude não é motivo para brincar.
É claro que apenas para essas visões merece fazer essa viagem de trem, além da experiência em si, que envolve 48 horas de trem, praticamente sem turista.

Trem das nuvens para o Tibete

São 19:30 quando chegamos a Lhasa, depois de 48 horas desde que saímos de Xangai, momento em que temos que pendurar nossas mochilas, tentando não fazer nenhum esforço extra, não vamos esquecer que estamos a 3650 metros acima do nível do mar e partiremos o Trem das nuvens, uma jornada que nos permitiu praticamente toque as nuvens com as mãos e visite uma das terras mais maravilhosas do mundo.

Estação Lhasa

Depois de dar os primeiros passos com as mochilas, muito mais pesadas do que antes e mais difíceis de carregar nessa altitude, passaremos o passaporte e permitiremos o controle diretamente, que fica na porta da estação e verificamos como lemos É totalmente verdade: que Lhasa que estávamos procurando terá que esperar, já que agora a recepção é feita por um grande edifício de cimento, o que parece uma mentira, encontrar neste lugar.
Chegamos à saída da estação, onde fica o controle do passaporte e diretamente, quando vemos os ocidentais, eles nos fazem esperar, até chegarem a nos encontrar alguns policiais que nos levam a um prédio que fica ao lado, onde Depois de mostrar nossos passaportes e licenças, eles nos deixam passar sem problemas.
Vendo o que vimos, entendemos que existe o único lugar em que eles precisam digitalizar passaportes; portanto, se o levarem da fila e o levarem para outro prédio, não se preocupe, é o procedimento normal.

Estação de Lhasa. Tibete

Saímos da estação com nossas mochilas e 3650 metros atrás de nós, descobrindo que poderíamos dizer isso perfeitamente, onde acabamos de deixar Pasang, que será nossa guia em espanhol no Tibete com uma placa com o nosso nome e o Guia da China, que nos acompanhará nesta viagem, conforme explicamos nos preparativos para viajar para o Tibete e não podemos esquecer que você não pode viajar de graça para o Tibete, já que você sempre deve fazer isso por meio de uma agência.

Assim que captamos e fazemos as apresentações, iniciamos uma conversa, parece que nos conhecemos há uma vida, vamos para o estacionamento onde nos espera um 4x4, que será nosso carro nos próximos dias na estrada no Tibete, o que temos a dizer Adoro e sei mais as horas que teremos que gastar nele, com "Tre" em mente, que também será o nosso motorista nos dias de hoje.
Pasang e Tre são tibetanos e, embora este último não fale inglês ou espanhol, estamos totalmente convencidos de que nos entenderemos perfeitamente. Precisamos apenas de alguns minutos, ver seu rosto e seu sorriso para saber. Algo que também nos aconteceu com Pasang, com quem além do sorriso que compartilhamos da língua, algo que em um lugar como o Tibete, era essencial para nós
Levamos cerca de 20 minutos para chegar à área de Barkhor, atravessando uma ponte de onde vimos pela primeira vez o Potala e onde não podemos parar de olhar, não importa o quanto a perdemos de vista. Finalmente estamos no Tibete, depois de tanto tempo sonhando.
Os carros não podem passar em Barkhor, então Pasang ligou para o Tashitakge Hotel Lhasa ontem, onde ficaremos pelas próximas 6 noites, para encontrar alguém que veio nos procurar para nos guiar até o hotel.
E, na hora certa, encontramos um garoto da equipe que, depois de se despedir de Pasang e Tre, pendura uma mochila no ombro e nos leva pela primeira vez pelas ruas da tradicional Lhasa com a qual sempre sonhamos e que estamos vendo agora Câmera rápida, mas que nos deixa um gosto na boca, sabemos, não vamos esquecer.

Chegamos ao hotel e, depois de apresentar toda a documentação, incluindo passaportes e permissões, fazer check-in e nos surpreender com a recepção, subimos para o terceiro andar, não há elevador, mas eles nos ajudam a subir as mochilas, encontramos um quarto perfeito, Tradicionalmente decorado, temos que dizer, nos apaixonamos.

A idéia inicial era sair para jantar, mas sabendo que não é aconselhável comer muito nessas primeiras horas, adaptando-se à altura e quase 9 horas da noite, decidimos fazer um café e ir até o terraço do hotel de onde temos um dos restaurantes. as vistas mais maravilhosas do mundo e uma das razões pelas quais escolhemos este hotel para ficar em Lhasa: a incrível Potala.

Lembre-se de que qualquer viajante estrangeiro que queira viajar para o Tibete deve fazê-lo por meio de uma agência (é impossível viajar de graça para o Tibete), adicionando a um grupo ou em particular e tendo, antes de entrar no Tibete, uma rota fixa, que a agência terá enviado e deve ser aprovada pelas autoridades chinesas.
Para obter o visto e todas as permissões, é necessário que esse itinerário seja aprovado pelas autoridades. Também não é possível modificar o itinerário em tempo real, algo muito importante a ser lembrado, pois forçará você a ter clareza sobre o que deseja visitar desde o primeiro momento, pois, com base nisso, a agência gerenciará as permissões.
No nosso caso, viajamos com o Guia da China, que conseguiu todas as permissões após criar um itinerário personalizado em conjunto, com um guia em espanhol e que nos levou a desfrutar como nunca imaginamos esse lugar mágico.

"Um trem. 48 horas. Compartimento compartilhado com mais 3 pessoas com quem você dorme, come, lê, olha pela janela e até acaba falando chinês sem entender você. Uma maca que eles chamam suave, mas isso é como uma pedra. Um banheiro compartilhado com mais 40 pessoas. Compartilhe comida com qualquer pessoa. Coma sopas instantâneas por dois dias. Beba café instantâneo como se não houvesse amanhã ...
E por tudo isso, sinta-se imensamente feliz. Por ser capaz de fazer e apreciar o que você realmente gosta. Por se sentir incrivelmente AO VIVO. Por sentir que em uma mochila você carrega tudo o que precisa e as coisas ainda restam. Confirmar novamente que a mudança faz parte de você. Continuar vendo, dia após dia, que as pessoas são muito mais parecidas do que pensamos, mesmo que nos separem milhares de quilômetros. Para procurar um sinal 3G enquanto viaja de trem, atravessando a planície tibetana, basta enviar uma mensagem aos seus pais para dizer que você está "tocando o céu".
Por isso e por chorar, por chorar quando o sol deslizou pela janela do trem e me bateu na cara pela primeira vez ao atravessar o Tibete. Por chorar de novo quando cheguei a Lhasa e pela primeira vez vi o Potala na minha frente.
Por aqueles momentos que mostram mais do que nunca que a vida deve ser vivida, mantida na retina e espremida ao máximo ".

Dia 8: O que ver em Lhasa: Kora de Barkhor, Templo de Jokhang, Bairro Muçulmano, Palácio de Potala