Roma a pé

Dia 3: Roma: Coliseu, Fórum Romano, Mercado de Trajano, Monumento a Vittorio Emanuele II, Fonte de Trevi, Panteão de Agripa, Piazza Navona, Ponte Umberto I, Escadaria de Espanha

Depois de adormecer ontem sob uma tempestade, pois não planejávamos viver essa viagem a Roma em um fim de semana, hoje o alarme soa às 5:30 da manhã e apenas olhamos pela janela e vemos que os primeiros raios de sol começam. aparecer, algo que não faz nada além de nos encorajar a continuar com o itinerário que preparamos para isso Roma a pé.
Depois de deixar nossas malas prontas, porque hoje é o nosso último dia de Roma um fim de semana, às 7 da manhã, já estamos saboreando outro café da manhã maravilhoso no salão do Una Hotel Roma, acompanhado por um dos melhores cafés que já provamos.

Enquanto tomamos café da manhã e vendo que o céu ainda está claro o suficiente para fazer alguma mudança de planos, decidimos que hoje faremos praticamente o mesmo caminho que fizemos ontem em Roma em um dia, para poder tirar algumas fotos com o céu mais claro e poder então aproveite a Cidade Eterna novamente, desta vez com um dia ensolarado, além de incluir algumas visitas mais do que ontem, não poderíamos fazer.

Café da manhã no UNA Hotel Roma

Saímos de um hotel quando são praticamente 7h45 da manhã, o que, a propósito, foi um sucesso a escolha, tanto por localização quanto por tratamento, e é que a UNA Hotels é uma das nossas redes de hotéis favoritas na Itália e uma das Os que sempre tentamos encontrar quando começamos a comparar hotéis para ficar sempre com aquele que atende às condições máximas que procuramos em um alojamento.
Nossa primeira parada é um ícone da Cidade Eterna. Vamos diretamente ao Coliseu, a cereja no topo do bolo de Roma e um de seus símbolos, que hoje parece completamente impressionante sob um céu azul, quase claro se não fosse por algumas nuvens que lhe conferem um ar impressionante.

Coliseu

Hoje é o primeiro domingo do mês e, portanto, é o dia em que a entrada do Coliseu, do Fórum e do Palatino é gratuita, para que você possa imaginar a fila a essa hora da manhã, que praticamente muda para o Coliseu.
Fazemos uma avaliação rápida da situação, dizendo-nos que já conhecemos o Coliseu quando estávamos em Roma há 6 dias, há alguns anos, mas pensando que não teríamos que esperar muito tempo, decidimos entrar na fila, até vermos que a cauda não Avanço rápido e praticamente perderemos a manhã nesta visita.
Sem dúvida, devemos dizer que acreditamos que a visita ao Coliseu é uma visita totalmente essencial, há uma fila lá, por isso é a primeira vez que você está na cidade, não hesite, ela merece cada minuto de espera ou cada euro de a entrada.

Como mencionamos anteriormente, vemos que a fila para o entrada para o Coliseu no primeiro domingo do mês Não avança muito e é que os grupos organizados e as pessoas que compraram os ingressos entram primeiro, para que a fila de controles de cada grupo seja muito mais longa e calculamos, à medida que progride, que até pouco mais de uma hora nós decidimos abortar a missão e iremos diretamente ao Fórum Via del Imperial para refazer as fotos que ontem estavam bastante ofuscadas e escuras devido ao mau tempo.

Rota do Fórum Imperial

Vistas do Fórum Imperial da Via del Foro

Voltamos ao mercado de Trajano novamente e, embora possa parecer mentira, não nos cansamos de caminhar por esta área de Roma, que acreditamos ser uma das mais bonitas da cidade e, sem dúvida, uma visita essencial em uma cidade. Roma a pé. O mercado de Trajano possui seis fábricas e estima-se que tenha capacidade para mais de 150 lojas e também é considerado o primeiro shopping coberto da história. Razão para mais visitas, você não acha?

Mercado de Trajano

Estamos bem no meio do Fórum Via del Imperial, quando percebemos que à direita está o outro acesso ao Fórum Romano. Nós nos aproximamos da bilheteria quando ficamos surpresos, de longe, ao ver que não há ninguém e vemos que de fato aqui você também pode entrar, o que acontece é que as pessoas não conhecem muito esse acesso, então aproveitamos a ocasião e aproveitamos a Entrada gratuita no Fórum Imperial no primeiro domingo do mês e entramos em uma das 100 coisas para fazer em Roma, desta vez sem parar muito, procurando apenas lembrar novamente a visita que fizemos seis anos atrás e visitar um dos lugares que consideramos mais importantes em Roma, para os quais todos os O mundo deve dar algumas horas de sua viagem.

Fórum Romano

O Fórum Romano, juntamente com o Coliseu, são dois dos exemplos mais importantes da grandeza do Império Romano, o primeiro sendo o local onde a vida religiosa e pública da cidade se desenvolveu.
Quando o Império Romano terminou, o Fórum foi gradualmente enterrado, permanecendo no esquecimento até o século XX, no qual começaram as escavações que hoje nos vemos hoje, uma amostra do que o Império realmente era naquele tempo. .

Detalhes do Fórum Romano

O que ver no Fórum Romano

Recomendamos que você dedique um mínimo de 3 ou 4 horas ao Fórum Romano, a fim de conhecer, além dos principais templos que podemos encontrar, como Saturno, Vesta, Romulus ou Vênus, outros dos muitos pontos de interesse, como:
- Arco de Tito: Arco comemorativo da vitória de Roma sobre Jerusalém
- Via Sacra: a rua principal de Roma que ligava o Coliseu à Praça Campidoglio
- Templo de Antonino e Faustina: o templo mais bem preservado do Fórum
- Coluna da Foca: coluna de 14 metros de altura, que ainda hoje se encontra
- La Curia: edifício onde o Senado se reuniu

Obviamente, as melhores visões e perspectivas do Fórum Romano são obtidas de fora das instalações. Recomendamos que você suba o Monte Palatino, 40 metros acima do Fórum Romano, de onde as perspectivas são impressionantes.
Outra opção é a caminhada ao longo do Fórum Via del Imperial, de onde você também tem vistas únicas do Fórum Imperial.
E, finalmente, embora totalmente recomendado, o ponto de vista por trás dos Museus da Capital, de onde você pode descobrir uma das mais belas imagens de Roma, com o Fórum Romano e o Coliseu ao fundo.

Poucos minutos depois das 10 da manhã, quando saímos do Fórum Romano, um dos lugares essenciais para ver em Roma, nos aproximando do Fórum Via del Imperial, um dos lugares favoritos da cidade, para terminar a caminhada pelo área, algo que fazemos acompanhado pela música de dois garotos que se sentaram na área para terminar esta manhã muito mais animada, se possível.

Reserve os passeios e excursões com melhor classificação em espanhol em Roma pelos viajantes:

- Oferta: Vaticano + Coliseu, Fórum e Palatino
- Visita guiada ao Vaticano
- Visita guiada ao Coliseu, Fórum e Palatino
- Tour noturno pela Roma iluminada
- Excursão a Nápoles e Pompéia

A intenção agora é voltar ao mirante atrás dos Museus da Capital, localizados a poucos metros daqui e onde queremos subir novamente, como no Coliseu, ver hoje a vista de que o céu está muito mais determinado. Para chegar lá, devemos seguir a rua que mais uma vez nos aproxima do Monumento Nacional a Vittorio Emanuele II.

Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II

Continuamos alguns metros e, à direita, encontramos as escadas que dão acesso aos Museus Capitolinos, outra das visitas que recomendamos, especialmente se você estiver vários dias na cidade.

Museus Capitolinos

Depois de atravessar a praça, devemos pegar a pequena rua à direita, para terminar em uma das vistas mais bonitas que podemos encontrar em Roma: o Fórum Romano com o Coliseu ao fundo, sem dúvida um dos lugares mais bonitos da cidade Eterno e um daqueles cantos em que geralmente não há muitas pessoas e pode ser desfrutado de maneira bastante pacífica.

Vistas deslumbrantes sobre o Fórum Romano e o Coliseu

O que não esperávamos é encontrar o "Lobo Capitolino", uma escultura representando Romulus e Remus amamentada por este animal e também um dos símbolos de Roma, que, embora o original esteja nos Museus Capitolinos, uma cópia pode ser encontrada do lado de fora, próximo à Prefeitura e que Apesar de ser um dos lugares mais fotografados pelos turistas, nos divertimos muito.

Rômulo e Remo

Após este passeio panorâmico por um dos áreas mais visitadas de Roma seguimos a rota de Roma a pé, dirigindo-se para a Fonte de Trevi, outro dos elementos essenciais de Roma, dos quais não queríamos nos despedir sem olhar para trás, tentando encontrar nessa hora da manhã algo mais calmo, algo que, como esperado, é praticamente impossível , a qualquer hora do dia, por isso, novamente, como esperado, cercado por turistas que, embora "atrapalhem" as fotos que queremos tirar, também precisamos dizer que faz parte deste canto de Roma , que provavelmente nunca encontraremos sozinhos.

Fonte de Trevi

Visão geral da Fonte de Trevi

Nesse ponto do curso da Roma a pé, fazemos uma breve parada para decidir como continuamos e não podemos deixar de pensar no Panteão de Agripa e que, apesar de ser um lugar que já vimos várias vezes, incluído ontem no passeio que fizemos, não podemos deixar de ver novamente Hoje antes de voltar para casa. Não demora mais de 15 minutos para enfrentar um dos lugares mais impressionantes de Roma e não podemos esquecer que o Panteão é o melhor edifício preservado na Roma antiga.

Panteão de Agripa

Enquanto eu aprecio a área externa, Roger, apesar das filas não podem parar de entrar novamente e é que o Panteão de Roma, é outro daqueles lugares em que não nos cansaríamos de entrar, pois tem esse "algo" Especial que parece enganchar.

Depois de meia hora, seguimos nossa Passeio a pé em Roma até chegar a Piazza Navona, outro daqueles lugares que você não pode perder em um visita a Roma. Nesta hora do dia, está muito lotado e é que, com o sol que temos hoje, é difícil não sair para as ruas de Roma para aproveitar seus cantos.
Piazza Navona é um deles, com três dos mais belas fontes de Roma e também com um dos ambientes mais animados da cidade. Lembre-se, não perca este lugar e, acima de tudo, não perca alguns minutos sentados em uma das fontes ou em uma de suas margens, apenas assistindo "a vida passar", que tantas vezes esquecemos de viajar e algo que certamente É uma das coisas que provavelmente mais nos lembramos quando voltamos.

Piazza Navona

Embora ainda tenhamos algumas horas na cidade até a partida do voo, não podemos esquecer muito do relógio, por isso decidimos nos aproximar da Ponte Umberto I novamente para tirar as fotos de ontem que fizemos daqui com vistas da cúpula de San Pedro do Vaticano, outro dos lugares que você pode perder em um viagem a Roma.
Como também mencionamos ontem, embora pareça exatamente o oposto em Roma, as distâncias não são tão grandes e não demoramos mais do que dez minutos para enfrentar outra das vistas mais bonitas de Roma e é como vivemos ao longo do dia, parece incrível como uma cidade ou um lugar muda dependendo do clima. Ontem encontramos uma cidade espetacular, mas sob aquele céu cinzento parecia triste. Hoje, porém, estamos desfrutando de uma Roma diferente, uma cidade alegre, cheia de vida e onde ficaríamos mais alguns dias, apenas para curtir suas ruas.

Vistas da Ponte Umberto I

E como partimos este ano para retornar a algumas cidades europeias que já conhecíamos, mas sob o conceito "X em um fim de semana", temos que dizer que estamos agradavelmente surpresos com a experiência de retornar a essas cidades e redescobri-las em outros momentos de nossas opiniões e em outro momento.

Castelo de St. Angelo

Nesta área de Roma, quando são 12h30 da manhã, decidimos que é hora de ir comer. Como ontem estávamos em Trastevere e hoje, infelizmente, temos menos tempo, achamos que é melhor nos aproximarmos da Plaza de España, onde encontramos o restaurante Grano Fruta Farina, um dos lugares mais recomendados na área onde você come. pizza em peso. Este lugar, sem ser um restaurante propriamente dito, é como uma loja onde você pede a seleção de pedaços de pizzas que deseja, eles esquentam no forno, cortam e você se senta à mesa com a bebida que você toma diretamente de uma pizza. Geladeira, temos que dizer que é uma das melhores pizzas que já comemos, por isso é mais do que o recomendado.

Comer em Farina Fruit Grain

E tudo por 23 euros, incluindo alguns expresso que nos dão energia para continuar com as horas que restam na cidade.

Informações mais práticas para preparar sua viagem a Roma

- Os 5 melhores passeios e excursões em Roma
- Museus do Vaticano - Ingresso sem fila e visita guiada
- Coliseu Romano - Ingresso sem fila e visita guiada
- 5 lugares para visitar no Vaticano

Mas como não pode haver comida que não termine com uma boa sobremesa, estando nesta área de Roma, não podemos parar de nos aproximar de Pompeia novamente, onde estávamos ontem e onde tivemos a sorte de experimentar um dos melhores tiramisus do mundo . Hoje pedimos um de nocciola e morangos e outro de banana e chocolate, por oito euros, ambos, que provamos sentados em um banco na Plaza de España, com uma atmosfera encantadora a essa hora do dia.

Praça da Espanha

Tiramisu em Roma

E como não há uma mesa que se vangloria da qual não há café, embora neste caso já tenhamos um casal, vamos à procura de uma cafeteria para tomar um café expresso para nos ajudar a terminar hoje em dia. Roma, terminando novamente ao lado da Fonte de Trevi, onde tomamos alguns cafés por 7 euros, com incríveis vistas laterais de um dos ícones de Roma.

Não passam mais de 10 minutos quando o céu, apesar de totalmente claro, começa a ficar cinza e quase sem poder acreditar, começa a chover como aconteceu ontem, então decidimos terminar nossos cafés em uma bebida e começar a estrada de volta a um hotel, para pegar nossas malas e voltar para o aeroporto de Fiumicino, de onde em poucas horas temos nosso voo de volta para casa.
Chegamos ao Una Hotel Roma quando são três e meia da tarde e com horários de Terravision mais ou menos direcionados, que são às 16:10 ou 16:45, horários que nos combinam com o vôo que saímos para visitar os poucos metros que nos separam da estação Termini, de onde os ônibus partem.
Assim que chegamos, vemos que há muita fila e que não faz muito sentido, mas a seguimos até o ônibus aparecer, um plugue de pessoas é formado que tenta esgueirar-se e deixar a bagagem no porta-malas, sem qualquer ordem e quando chegamos ao local. Eles nos dizem que precisamos de uma validação do nosso bilhete, o que compramos no dia em que chegamos a Roma e do qual nos disseram absolutamente nada para validar em Termini para a viagem de volta.
Temos sorte de ainda termos essa margem que nos permite pegar o próximo ônibus, se não tivéssemos que pegar um táxi, então vamos a uma cafeteria que fica bem em frente ao ponto de ônibus, validamos a passagem, com a qual Eles nos dão um tipo de papelão que nos atribui um assento no próximo ônibus e temos que voltar à fila para esperar mais meia hora para o próximo ônibus Terravision chegar.

No final, chegamos ao aeroporto aproximadamente às 17h45, depois de desfrutar de uma intensa tempestade de granizo na estrada, com meia hora para abrir os portões de embarque, portanto, sem muita diversão, vamos direto para passar nas verificações de segurança e em menos de 30 minutos estamos sentados em um avião que nos levará de de volta para casa, depois de um fim de semana em Roma que certamente repetiremos, esperamos em breve.

Reserve aqui o seu transfer Aeroporto⇆Roma

Chegamos a Barcelona e tarde da noite, onde nossos amigos de Aparca e Vola já estão nos esperando com o carro para poder voltar para casa e começar a pensar no próximo destino, pelo qual teremos que esperar apenas algumas semanas e essa é a viagem para Nova York na Páscoa está ao virar da esquina.