Underground de Nápoles

Dia 4: Nápoles: Spaccanapoli, metrô de Nápoles, bairro espanhol, Porto Nápoles - Aeroporto Fiumicino de Roma - Barcelona

Hoje é o último dia desta viagem a Nápoles e Pompéia em 4 dias que queríamos fazer há muito tempo. O alarme toca às 7 da manhã e, depois de deixar tudo coletado e atualizar um pouco as redes sociais, retornamos ao terraço do UNA Hotel Napoli, onde voltamos para o café da manhã em seu incrível terraço, como fizemos ontem antes de sair para descobrir Nápoles em um dia e desfrutar de belas vistas antes de retornar às ruas de Nápoles com uma visita em mente, Underground de Nápoles.

Tomando café da manhã no terraço do UNA Hotel Napoli

Saímos do hotel às 9 da manhã, depois de deixar nossa bagagem na recepção e com a confirmação de que ao meio-dia teremos o carro alugado em Nápoles. E é que o hotel nos deu um estacionamento que eles têm a cerca de 400 metros do hotel e, como deixamos as chaves lá, eles mesmos querem levá-lo ao hotel para que fiquemos mais confortáveis. Como comentamos no artigo que dedicamos ao UNA Hotel Napoli, foi um grande sucesso ficar aqui.

Hoje tomamos com mais calma, já que temos toda a manhã, até as 2 horas, que seguimos o caminho de Nápoles para o aeroporto Fiumicino em Roma de onde nosso voo sai às 10 da noite, que nos levará de volta para casa.
A idéia principal de hoje é voltar às áreas que mais gostamos ontem e fazer uma das visitas que tínhamos armazenado no quarto, caso tivéssemos tempo: Underground de Nápoles.
Voltamos às ruas de Spaccanapoli, encontrando aquelas imagens cotidianas de que tanto gostávamos ontem e que são uma das razões pelas quais, a partir de agora, recomendamos Nápoles como um destino essencial na Itália.

Ruas de Scappanapoli

Depois de nos divertirmos com muitos detalhes e muitas imagens que nos fazem sentir em um filme italiano, chegamos à rua das manjedouras, San Gregorio Armeno, onde podemos evitar voltar e apreciar as maravilhosas manjedouras e artesanato que têm neste espaço de Nápoles.

Via San Gregorio Armeno

Detalhe de uma manjedoura em San Gregorio Armeno

Após esse novo encontro com as artes napolitanas, refazemos nossos passos para nos aproximarmos San Lorenzo Maggiore, o local que selecionamos para fazer uma visita que tínhamos em mente há muito tempo: Underground de Nápoles.

Reserve os passeios e excursões com melhor classificação em espanhol em Nápoles pelos viajantes:

- Oferta: Excursão a Pompéia + Vesúvio
- Oferta: Tour de Nápoles + Pompéia
- Excursão a Capri e Anacapri
- Excursão a Pompéia e Sorrento
- Visita guiada a Nápoles

Esta visita pode ser mais completa na Piazza San Gaetano, 68, onde você passará cerca de 2 horas aproveitando o subsolo de Nápoles. Embora nem todo o percurso seja feito na área subterrânea, a grande maioria é e a área inicial é bastante estreita; portanto, se você tiver claustrofobia, é melhor pular essa parte.
Após a primeira parte do passeio, cerca de uma hora, você sai no Teatro Greco Romano, que ainda está parcialmente enterrado e entre as casas da Via dei Tribunali.
Para ser essa visita mais longa, optamos por fazer o Nápoles subterrânea de San Lorenzo Maggiore, onde pagamos 9 euros por pessoa, você pode pagar um pouco mais e acessar com uma visita guiada e lá percorreremos as entranhas dessa cidade incrível.

San Lorenzo Maggiore

O Basílica de San Lorenzo Maggiore Foi construído no século 11 nos restos de uma antiga igreja cristã e no porão podemos encontrar o sítio arqueológico que forma o antigo Fórum de Neapolis, o sítio arqueológico mais importante do centro de Nápoles.

Ruas subterrâneas de Nápoles

A 10 metros de profundidade, encontramos um mercado romano, localizado em um espaço retangular, com lojas, um pátio interior coberto de mosaicos e um edifício central onde a comida era vendida.

Underground de Nápoles

Nos níveis mais baixos do subsolo, encontramos uma rua, chamada Cardo, coberta com a calçada do século V d.C.
Também encontramos nove oficinas, com duas salas cada, onde foram realizados negócios e vendas. Aqui encontramos um forno e vários tanques nos quais os tecidos foram tingidos. No final desta rua fica o mercado coberto, com pequenos cômodos e bancos de pedra, onde os produtos provavelmente foram exibidos.

Rua subterrânea de Nápoles

Sem dúvida, esta é uma visita impressionante e essencial se você tiver uma hora, já que esta área do metrô de Nápoles não leva muito mais tempo. Certamente você não vai se arrepender.
A partir daqui e com a idéia de aproveitar o dolce non fare niente, vamos percorrer esta área de Nápoles que ontem nos deslumbrou.

Lojas de rua em Nápoles

Depois de comprar alguns detalhe culinário, impossível resistir ao creme de trufas quando chegamos à Itália, chegamos à Chiesa dei Gesú Nouvo, onde passamos ontem, mas onde no final não entramos porque havia muita gente.
A entrada é gratuita e vale a pena gastar alguns minutos dentro, totalmente recomendada.

Chiesa dei Gesú Nouvo

São 11:30 da manhã quando continuamos a passear por Nápoles e chegamos à Rua Toledo, no Bairro Espanhol, onde nos perdemos novamente nessas ruas que tanto gostamos ontem.

Toledo Street

Bairro Espanhol

Viajando para a Rua Toledo até o final, chegamos à área do porto e, depois das 12 horas, escolhemos fazer um tour nessa área, pela Via Nuova Marina, onde não passamos ontem, até chegarmos à zona hoteleira, onde queremos comer na pizzaria Trianon, outra das pizzarias mais recomendadas de Nápoles, e que também temos perto de nossa acomodação.
A verdade é que esta área da cidade tem pouco, para não dizer nada, por isso recomendamos que, se você estiver aqui, opte por descartá-la e passe pela área de Spaccanapoli, muito mais animada.

Detalhes da Via Nuova Marina

Chegamos quase ao meio-dia na Pizzaria Trianon, onde pedimos duas pizzas, coca e água por 32 euros.

Comer na Trianon Pizzeria

Que pizza napolitana gostamos de dizer adeus a isso viagem a Nápoles e Pompéia em 4 dias. Temos que dizer que gostamos muito mais do que comemos no primeiro dia, quando chegamos para visitar Herculano e Pompéia em um dia, na Michele's Pizzeria.
São quase duas da tarde quando retornamos ao UNA Hotel Napoli e vemos nosso Fiat 500 na porta esperando por nós.

Informações mais práticas para preparar sua viagem a Nápoles

- Os 5 melhores passeios e excursões em Nápoles
- 10 lugares essenciais para visitar em Nápoles
- Como ir de Nápoles a Pompéia
- 10 dicas essenciais para viajar para Nápoles
- Como ir do aeroporto de Nápoles ao centro da cidade

Não queremos ir embora sem nos despedir de Nápoles do seu incrível terraço, por isso subimos e tomamos alguns expresso que, quando vamos pagar, eles nos dizem que somos convidados.

Dizer adeus a Nápoles

Esses tipos de gestos são o que eles fazem e dizem muito sobre um hotel e sua equipe. Sem dúvida, não nos cansaremos de dizer que estamos certos.
Depois das 2:30 da tarde, pegamos nosso carro alugado novamente e seguimos em direção ao Aeroporto em Roma Fiumicino.

Não vamos mentir para você dizendo coisas que não são. Tínhamos lido e também contado tudo sobre dirigir em Nápoles. Pode ter sido sorte, mas não achamos pior do que fazê-lo em qualquer outra cidade da Itália ou em uma grande cidade da Espanha, como Madri ou Barcelona. Sim, é verdade que eles assobiam, e muito. Mas ei, olhando para isso, você fica mais alerta.
O que é certo é que os regulamentos de segurança viária não são como os entendemos e, se houver uma linha contínua, presume-se que eles a ignorem ou que você verá mudanças de significado nos lugares mais improváveis. Mas dentro disso, como dissemos, dirigir não é tão caótico quanto podemos imaginar.
Obviamente, não recomendamos que você viaje pelo interior de Nápoles, mais do que tudo, para evitar tráfego e estacionamento. Mas é uma opção muito boa para se deslocar entre cidades, se você estiver fazendo um tour pelo país.

O certo é que, em muitas ocasiões, para chegar a essa área da Itália, algo que aconteceu conosco, nos concentramos em procurar voos para Roma, que são muito mais baratos do que não para Nápoles, sem levar em conta que depois Teremos que pagar pelo trem que nos leva de Roma a Nápoles ou pelo carro alugado. No final, se compararmos os preços, os voos Barcelona-Nápoles não são tão caros e, se você não mora na cidade, sempre tem a opção de alcançá-lo de trem ou ônibus, por exemplo, com o GoTicket e, portanto, aproveita se tiver encontrado Uma boa oferta de voos.

Estrada de Roma Fiumicino

Levamos dois minutos e três quartos para chegar ao aeroporto de Roma Fiumicino, saindo de Nápoles, parando alguns quilômetros antes de encher o tanque para entregá-lo completamente, assim como o pegamos no dia em que chegamos a Roma.
Tiramos fotos de como o carro está antes de devolvê-lo, algo que sempre aconselhamos ao alugar um carro em outro país. Depois de devolvê-lo, passaremos nas verificações de segurança e nos instalaremos em um dos assentos que têm um plugue para aproveitar esse horário que saímos trabalhando um pouco. O trabalho do Blogger nos obriga a trabalhar várias vezes nos locais mais improváveis
Aproveitamos como não poderia ser de outra maneira revisar as notas que trazemos e, depois de um tempo, vemos que nas telas eles anunciam que 87% dos voos estão atrasados ​​devido ao mau tempo. O nosso anuncia que sai a tempo, mas a verdade é que não sabemos muito bem se isso será verdade ou não e já estamos nos preparando para o pior.
E sorte que preparamos, porque no final saímos mais de duas horas atrasadas, chegando a Barcelona depois da 1 da manhã. Felizmente, contratamos o serviço premium de Aparca i Vola e, logo que saímos do Terminal2, nosso carro está esperando que voltemos para casa e nos preparemos para a próxima viagem.