Comunidade de San Juan no rio Amazonas

Dia 18 - MUYUNA LODGE (Amazônia Peruana) - COMUNIDADE SAN JUAN NO RIO AMAZONAS

Hoje acordamos de novo com os sons da selva. Este é um verdadeiro privilégio que vivemos desde que chegamos à Amazônia peruana e que certamente entenderemos quando visitarmos o Comunidade de San Juan no rio Amazonas.
Às 7h30, já estamos tomando café da manhã no lounge do Muyuna Lodge e, minutos antes das 8h30, já estamos andando de canoa novamente, desta vez para entrar por quase 4 horas dentro do Floresta Amazônica peruana na excursão de "dia inteiro" que explicamos ontem que no final faríamos duas vezes para torná-la mais confortável para nós.

Terceiro dia no Muyuna Amazon Lodge

O momento em que começamos a entrar na selva com a canoa é quando realmente percebemos o lugar onde estamos e como será a excursão hoje: realmente impressionante.

Andar de canoa na floresta amazônica

Um Éden sem dúvida que estamos tendo a grande sorte de poder nos encontrar nesta última etapa da viagem ao Peru.

Canoagem na selva amazônica

Aproveitamos cada minuto que passamos entre a vegetação, separando-a das margens da canoa para nos permitir passar. René nos conta que esta excursão, na estação seca da caminhada, mas agora, na estação chuvosa, deve ser feita de canoa antes da impossibilidade de entrar a pé nesta área da selva. Isso dá um rolo de "mais filmes" e podemos garantir que, às vezes, parece que estamos em plena aventura de um videogame.

Favo de mel na Amazônia

Sim, é verdade que quando consideramos terminar esta viagem ao Peru na Amazônia, pensávamos que poderíamos ver a fauna muito mais próxima do que a vista, mas agora analisar a situação é totalmente lógico, já que não estamos em um zoológico ou em um safari, como fizemos no Quênia e na Tanzânia, que você pode se aproximar dos animais. .

Tudo e com isso podemos ver ursos preguiçosos em árvores quase ao lado, macacos noturnos, araras e muitos outros pássaros.

Ursos preguiçosos

Macaco noturno entre a vegetação da Amazônia

Arara

O clímax final chega às 12 da manhã, quando estamos retornando ao alojamento e começa a chover.
A chuva sobre nós, em nossas cabeças e rostos, nos lembra que estamos vivos. Estamos vivos e somos privilegiados.
Voltamos a Muyuna Lodge carregado de energia e uma sensação incrível de boas vibrações. Depois de um tempo de descanso em nosso quarto às 1, vamos para o salão para comer.

Descansando no quarto do Muyuna Lodge

René nos diz que às 3 horas da tarde daremos um passeio pelo lodge e como não podemos fazer o contrário, às 3 horas depois do nosso momento habitual de leitura, estamos no salão.
Mas hoje a tarde está diferente. Está chovendo nos mares, mas René não se importa nem um pouco, então ele pede que peguemos os ponchos e botas de água, deixemos as câmeras e aproveitemos Passeio pela floresta amazônica.
E assim partimos em uma aventura no meio da selva, onde, apesar da chuva, vemos muitos animais selvagens, como macacos, pássaros e insetos.
Voltamos depois de uma hora e meia até os ossos, cheios de picadas de mosquitos que, como dissemos, são como aviões, mas felizes como crianças.
Apesar do que você possa pensar, se dissermos que ficamos em um alojamento na AmazôniaEste não é o relaxamento das Maldivas, é muito diferente, incomparável, mas é certamente uma experiência que você deve viver uma vez na vida.
Logo após essa última caminhada, temos o momento certo de trocar de roupa, tomar um banho rápido e retornar ao quarto onde, enquanto esperamos encontrar as 4 pessoas desaparecidas, tomamos café.
Depois das 16h30 da tarde, voltamos a andar de canoa. Desta vez, vamos perto do Comunidade de San Juan no rio Amazonas, onde visitaremos essas comunidades e suas pessoas e saberemos em primeira mão como elas vivem.

Caminho para a comunidade de San Juan no rio Amazonas

Chegamos em cerca de 15 minutos e depois de deixar a canoa na margem do rio, entramos no Comunidade de San Juan no rio Amazonas.

Entrando na comunidade de San Juan no rio Amazonas

Ao percorrermos as estradas, refletimos sobre a quantidade de coisas materiais de que precisamos e como elas, sem tudo isso, vivem uma vida totalmente plena.

Casas da comunidade de San Juan no rio Amazonas

Escola Comunitária de San Juan, no rio Amazonas

Visitamos a escola e ficamos impressionados com os cartéis que eles têm nas paredes e que realmente ensinam o que importa: Proteja a natureza, não jogue lixo no rio e outra série de frases que nos deixam tão chocados que não conseguimos tirar a câmera e imortalizá-la.

Comunidade de San Juan no rio Amazonas

Quando entramos na área onde as casas estão, cruzamos o caminho com as pessoas que moram na Comunidade de San Juan no rio Amazonas e olhamos para os rostos deles. Nos adultos, a dureza da selva é refletida.
Nas crianças, a inocência daqueles que nada precisam além da vida para serem felizes.

"Todo mundo sorri no mesmo idioma." Comunidade de San Juan no rio Amazonas

Retornamos ao Lodge depois das 18h e, antes do jantar, tomamos um banho rápido e trocamos de roupa novamente. Fomos feitos adesivos de picada de mosquito.
Nosso jantar é acompanhado por uma área de trabalho na qual gostamos muito da empresa e do tranquilidade que dá um lugar como o Muyuna Lodge.

Aqui temos que dizer que René, quando chegamos do Comunidade de San Juan no rio Amazonas Ele nos diz que hoje à noite teremos outra noite em torno do alojamento, mas nós, sendo a última noite que passaremos aqui, dizemos a ele que, se ele não se importa, preferimos "pular" para desfrutar de uma boa conversa.
Embora ele não esteja muito convencido, não há ninguém que derrote um bom profissional e uma pessoa melhor; no final, conseguimos convencê-lo de que, embora estejamos muito felizes com tudo o que ele nos ensinou, hoje à noite sentimos vontade de descansar e aproveitar as instalações.
Hoje é a nossa última noite no Muyuna Lodge. Nossa última noite no paraíso e quase nosso fim de viagem ao Peru.

Paisagens do rio Amazonas

Dia 19 - MUYUNA AMAZON LODGE (o golfinho rosa da Amazônia) - IQUITOS