Nascer do sol no Everest

Dia 17: Nascer do sol no Everest - Mosteiro de Rongbuk - Shigatse

Ele nascer do sol no Everest Nesta época do ano, acontece por volta das 7h40 da manhã. Ontem à noite, depois de chegar ao acampamento base do Everest no Tibete, definimos o despertador às 7h da manhã, pensando acima de tudo, em ter alguns minutos extras Caso nosso corpo não reaja tão bem quanto esperávamos.
Apesar desse medo, temos que dizer que dormimos a noite toda, sem nenhum desconforto ou desconforto, algo que permaneceu de manhã e ao longo do dia, nos surpreendendo muito, pois, afinal, tínhamos ler e nos dizer, esperávamos pelo menos sentir algum desconforto.
Diante dessa boa situação, a primeira coisa que fazemos é pegar o quarto e ir ao banheiro compartilhado da Rongbuk Monastery Guesthouse, onde ficamos esta noite.

Sentindo a temperatura externa, vestimos um pouco mais de roupa, incluindo camiseta térmica, saímos para a rua para encontrar vistas soberbas do Everest, banhado pelo sol, e totalmente descobertas, algo que só acontece nessa época do ano e temos o imensa sorte de poder contemplar e viver nesses momentos.

Nascer do sol impressionante no Everest

Nascer do sol no Everest

Depois de tirar fotos e mais fotos, passear pela área, sem forçar o corpo, apesar de estarmos perfeitamente bem, às 7:30 da manhã, retornamos à pousada, onde tomamos um café que nos conforta e nós Dá mais vida do que temos agora, depois de uma das visões mais incríveis que já tivemos, acompanhada de uma omelete e panqueca, que é o café da manhã que eles servem, desfrutando de vistas incríveis do Everest à nossa frente.

Café da manhã em frente ao Everest

Depois de ter o corpo em plena capacidade e com Pasang e Tre também prontos, armazenamos as mochilas e a garrafa de oxigênio no carro e viajamos a curta jornada até as tendas que servem como "hotel"para aqueles que querem ficar nesse tipo de acomodação, sobre o qual falamos ontem nas diferentes opções de acomodação no Everest Base Camp.
Aqui devemos deixar o carro e pegar um ônibus que por 25RMB por pessoa e uma jornada de pouco menos de um quilômetro nos leve ao acampamento base, o Everest.
E assim, com uma temperatura de -10 graus, partimos para ter esse incrível espetáculo da natureza muito mais próximo.

Acampamento Base do Everest

Temos que dizer que descrever o que experimentamos e o que sentimos é praticamente impossível. Só podemos dizer que chegar aqui e enfrentar o Everest faz você perceber muitas coisas. Como cada um de nós tem o nosso "O próprio Everest"E como, após essa viagem, podemos e devemos deixar todos os nossos medos lá.
Sem dúvida, esta viagem ao Tibete representou para nós um antes e um depois e uma das viagens que temos certeza, nunca esqueceremos.

Bandeiras de oração na frente do Everest

Depois de passar aqui cerca de 40 a 45 minutos, nos quais podemos dizer que estamos praticamente sozinhos, eles dizem que isso no verão é um foco de turistas, embora o telhado do mundo Não é visto naquele momento.
Apesar do que dizemos, acreditamos que esse não deve ser um motivo para não vir, garantimos que a viagem em si, o caminho até aqui, o percurso com todas as visitas, o desafio que seu corpo é a altitude e veja, finalmente , Everest, é algo que pode ser compartilhado com mais viajantes, embora em alguns momentos possa ser desconfortável. Obviamente, se você tiver a oportunidade de viajar em abril ou maio, é o melhor momento.

Estamos aqui o tempo prudente que nos permite desfrutar do lugar, tirar fotos, tirar algumas lembranças na forma de pedras brancas que Pasang nos explica que dão boa sorte e representam o Deusa e penduramos algumas bandeiras de oração que carregamos conosco desde que chegamos e com as quais saímos muito e fizemos ainda mais essa viagem ao Tibete e ao Acampamento Base do Everest.

Vivendo o nosso Everest

Acampamento Base do Everest

"Quem já ouviu a voz das montanhas, nunca pode esquecê-la". Provérbio tibetano

Com as mãos completamente congeladas, voltamos para um dos minibus, dos quais não podemos parar de virar a cabeça em busca das imagens mais recentes do Everest. Mais uma vez, na área de tendas, pedimos a Pasang por alguns minutos extras, para desfrutar desta área, de onde você também tem vistas incríveis do Everest e de onde nos despedimos do Telhado do Mundo, na esperança de retornar a Nos veja um dia.

Everest

Vistas deslumbrantes do Everest

Após esse tempo extra, voltamos ao carro onde Tre nos espera para fazer a segunda visita do dia, o Mosteiro de Rongbuk, em frente à nossa acomodação hoje à noite, e onde desfrutamos de uma incrível nascer do sol no Everest Hoje de manhã, ele nos recebe no salão principal com seus monges orando. Não poderíamos ter pedido uma maneira melhor de terminar esta viagem do que isso.

Mosteiro de Rongbuk

Vistas da nossa acomodação no Mosteiro de Rongbuk

O Mosteiro de Rongbuk é o principal mosteiro do Vale do Everest e também é considerado o mosteiro mais alto do mundo, a 5200 metros acima do nível do mar, embora quando pedimos a Pasang essas informações, ele nos diz que não acredita Então, com certeza, existe um em uma altura mais alta.
O mosteiro é muito pequeno e é visitado em pouco tempo, embora o que é realmente espetacular seja o local onde está localizado e as vistas do Everest, além de ser o protagonista de uma das imagens mais importantes típico desta área, com o chorten em primeiro plano e o Everest em segundo plano.

Mosteiro de Rongbuk

Embora o corpo tenha reagido perfeitamente durante toda a manhã, evitamos fazer esforços excessivos, por isso desfrutamos da área e das vistas andando devagar; além disso, tentamos adiar o tempo para dizer adeus a um dos mais incrível que tivemos a sorte de dar a conhecer.

Mosteiro de Rongbuk e Everest em segundo plano

São quase 11 da manhã quando começamos a viagem de volta a Lhasa, que hoje nos levará a Shigatse, onde dormiremos no Shigatse Hotel e onde chegaremos após 7-8 horas de carro.
Provavelmente depois de nos ler, você se perguntará se vale a pena fazer uma jornada tão longa apenas para ver o Everest. Após a nossa experiência, podemos apenas dizer uma coisa: definitivamente sim.
O Everest é o ponto final, é o gelo, é o momento em que o sol bate em seu rosto e você esquece tudo e entende que não precisa mais do que isso para ser feliz.
Mas é realmente o caminho para o Everest que realmente faz você chegar a esse momento, com todas as curvas da estrada. Com todos os desafios, principalmente físicos, devido à altitude. Com todas as diferenças culturais com as quais você se encontra e que, no final, elas acabam mostrando a você que, no que realmente importa, na verdadeira essência, somos muito mais parecidos do que acreditamos. Por esse motivo, vale a pena cada segundo dessa viagem ao Tibete.

Incrível Everest

E assim, no caminho de volta, retornamos ao segundo ponto de vista onde estávamos ontem, de onde vimos o Everest coberto, mas de onde hoje temos vistas sublimes do Himalaia, com o Everest subindo e começando a cobrir , a essa hora do dia.

Estrada e curvas para chegar ao Everest

Everest panorâmico

Dizer adeus ao Everest

Após essa parada, é necessário seguir a rota, passando novamente pela área de controles de segurança para as 14h25, parar no restaurante de uma pequena vila onde comemos deliciosos pratos de arroz, convidados por Pasang.
Depois de uma breve conversa na mesa, voltamos aos trilhos, ainda temos 3 horas para chegar a Shigatse, retornando a paisagens incríveis, pontilhadas por pequenas cidades e pessoas trabalhando no país, o que torna o carro todo "mostrar".
E assim, quando são 5:30 da tarde, chegamos a Shigatse, nos aproximando do Hotel Shigatse primeiro, onde deixamos nossas mochilas e tomamos banho, tão necessário depois de estarmos ontem à noite em um alojamento sem banho e como não poderia ser caso contrário, vamos percorrer Shigatse, uma cidade bonita porcelana", mas que queremos saber algo mais do que o que fizemos no dia em que chegamos e quantos lugares visitamos no Tibete.
Desta vez, não pegamos as câmeras, pois estamos desejando se perder um pouco, sem ter que pensar nas fotografias e nos perdemos nas ruas da cidade, sem atravessar nenhum outro oeste, até chegarmos ao mosteiro de Tashilumpho, onde começamos a cruzar com monges tradicionais, peregrinos e pequenas lojas, que no outro dia não Conseguimos viajar com tranquilidade e hoje desfrutamos em câmera lenta.
São quase oito da noite, quando estávamos nesta área da cidade, aproveitamos a oportunidade para ir ao restaurante onde comemos outro dia com Pasang e Tre e onde pedimos os mesmos pratos no outro dia: momos, naan e bife de iaque mais refrigerante e Cerveja por 116RMB, que nos oferece a melhor maneira de terminar o dia: apreciar a cozinha tibetana.

Depois do jantar, temos que fazer uma caminhada de 20 minutos pela cidade para voltar ao nosso hotel, onde, depois de trabalhar por algumas horas, nos rendemos ao poder da cama, esperando ver novamente em nossos sonhos outra incrível. nascer do sol no Everest.

Lembre-se de que qualquer viajante estrangeiro que queira viajar para o Tibete deve fazê-lo por meio de uma agência (é impossível viajar de graça para o Tibete), adicionando a um grupo ou em particular e tendo, antes de entrar no Tibete, uma rota fixa, que a agência terá enviado e deve ser aprovada pelas autoridades chinesas.
Para obter o visto e todas as permissões, é necessário que esse itinerário seja aprovado pelas autoridades. Também não é possível modificar o itinerário em tempo real, algo muito importante a ser lembrado, pois forçará você a ter clareza sobre o que deseja visitar desde o primeiro momento, pois, com base nisso, a agência gerenciará as permissões.
No nosso caso, viajamos com o Guia da China, que conseguiu todas as permissões após criar um itinerário personalizado em conjunto, com um guia em espanhol e que nos levou a desfrutar como nunca imaginamos esse lugar mágico.

Dia 18: Shigatse - Dicas para o mal da altitude Tibete - Lhasa