KIOTO (II): ENTRE TORIIS E FLORESTA DO BAMBU

No terceiro dia, queríamos chegar aos pontos mais distantes da cidade. De manhã, visitamos o montanha sagrada Inari, onde está localizado um dos templos mais famosos de Kyoto, e provavelmente em todo o Japão, o Fushimi Inari.

FUSHIMI INARI

É um templo xintoísta dedicado ao espírito de Inari. Embora o mais impressionante deste lugar sejam os milhares de toriis, os arcos típicos que são colocados na entrada dos santuários xintoístas, um atrás do outro e que percorrem os diferentes caminhos até o topo da montanha. Inari é uma divindade relacionada à prosperidade e, portanto, muitos empresários deixaram um pasto para doar esses toriis. Em ascensão, de fato, existem muitos pôsteres convidando a rocha a encontrar um pequeno buraco por lá e pagar por um arco, com preços e instruções (presumimos que seja em japonês) e barato não parece ...

Durante a escalada, você pode ver vários santuários a toda distância, onde os locais realizam suas orações. Eles têm essa desculpa para parar por alguns minutos e respirar, temos a desculpa para tirar algumas fotos. A verdade é que onos era um lugar mágico.

Mas se algo vier à mente quando nos lembrarmos deste lugar, não serão os Toriis, nem o suor de nossa testa para chegar ao topo da montanha ... Vamos realmente lembrar de duas situações ... a primeira sendo cercada pela polícia (não por coincidência) eles estavam no parque) após o colapso de um pedaço de árvore a apenas 15 metros de nós. Felizmente, ninguém ficou ferido, mas ficamos com medo. A segunda, cercada por uma multidão de japoneses com suas câmeras esperando enquanto Michelle Obama apareceu diante de nós e nos cumprimentou. Se ele soubesse que um momento atrás havia caído uma árvore ali, isso poderia acabar com seu desejo de visitá-lo ...

O que teria acontecido se a árvore caísse no melão de Michelle Obama e a rebentasse? Bem, a Terceira Guerra Mundial garantiu ... e nós no meio do conflito!

ARASHIYAMA BAMBOO FLORESTA

À tarde, pegamos o passe de ônibus de 500 ¥ para ir para o outro lado da cidade, para a floresta de bambu, no bairro de Arashiyama. Um ambiente bonito para fotos lindas. Também para eles, essas garotinhas paqueradoras (e não tão jovens) que se aproveitam dessa época do ano para vestir seus esplêndidos quimonos e saem para usar palmitos. Mais tarde, nossa amiga Yukiko nos dizia que costuma fazer ocasiões especiais, cerca de 10 vezes por ano. O que ela custou ¥ 175.000 (cerca de 1.500 €), como se fosse manchado!

TEMPLO DE KINKAKU-JI e SANTUÁRIO DE TENMAN-GÜ KITANO

Conhecemos Yukiko em cursos de inglês na Nova Zelândia. Pilão até os ossos! Ela e Miho, outra ex-aluna, vieram passar o fim de semana em Kyoto e nós quatro nos divertimos muito! Juntos, fomos ao templo do pavilhão dourado (Kinkaku-Ji), onde tentamos a sorte com um omikuji (as cédulas da fortuna), "Excelente!"

Com o estômago gritando por misericórdia, fomos à procura de algo para comer, mas primeiro entramos no santuário Kitano Tenman-gū, onde experimentaríamos nosso primeiro encontro com o hanami. Entramos em um milhão de restaurantes com uma lista de espera para terminar de comer uma deliciosa refeição em um restaurante de um shopping center e passar mais de uma hora em um ônibus a caminho de nosso próximo destino, o Kiyomizu-dera, que deixamos para o dia seguinte Bem, às 5:30, tivemos que conhecer Masaya, o quinto ex-aluno em questão!

TEMPLO DE CHION-IN E VIZINHANÇA DE GION

Masaya é de Osaka, mas viveu vários anos em Kyoto e nos tornou uma ótima rota turística! Ele nos levou para ver o templo Chion-in do lado de fora, com uma enorme porta de madeira. Passeamos pelo Maruyama Park e pelos tradicionais becos japoneses cheios de restaurantes e Ryokanes (albergues japoneses típicos) dentro de casinhas encantadoras. Ele até nos levou a descobrir uma "rua secreta", uma verdadeira surpresa!

Felizmente, saímos um pouco dali (tremíamos toda vez que víamos os preços dos cardápios) e acabamos visitando o bairro de Gion, onde estávamos alguns dias antes, mas que apresentava sua versão noturna, com suas lanternas vermelhas e suas instalações de luz média.

JANTAR EM UM RESTAURANTE JAPONÊS TÍPICO: “IZAKAYA”

Em um desses lugares, acabamos, um típico "pub" japonês (izakaya) e, embora eu não pare de pensar em cerveja quando ouço a palavra "pub", parece que aqui eles são chamados de restaurantes típicos, com suas salas privadas e suas Pratos requintadamente preparados. Tentamos a cozinha kaiseki, que não se concentra em sabores, mas em criar uma atmosfera íntima para aproveitar cada refeição. É a cozinha tradicional japonesa e, como dizemos, cuide de todos os detalhes. Obviamente também os pratos, geralmente servidos em pequenas porções e cozidos com alimentos da mais alta qualidade. Tentamos de tudo, incluindo a cerveja japonesa Kirin e, claro, o famoso Sake. A comida? Não me lembro bem ... felizmente tiramos algumas fotos ... noooo, só brincando. O saquê ainda é um licor de arroz com uma graduação semelhante ao vinho, portanto, embora tenhamos enchido o copo algumas vezes, não terminamos tão mal.

Comemos como shogunes e nos divertimos como anões. Nos despedimos de Masaya naquela mesma noite, mas veríamos Yukiko e Miho no dia seguinte, para completar o que não poderíamos fazer neste dia.

KIYOMIZU-DERA E TEMPLO DE COUCHSURFING NO JAPÃO

Às 8 horas, o despertador já está tocando. Maldita seja! Tudo é por uma boa causa, não queremos nos atrasar para o nosso segundo curso de culinária juntos, como fizemos em Cingapura. Então, desta vez chegamos com 20 minutos de antecedência e pudemos conhecer melhor Shohei e seus dois professores. O percurso foi uma descoberta, mas era melhor terminar na casa de Shohei e conhecer sua família! Aqui, falamos mais sobre o curso de culinária.

Com as barrigas bem cheias e com algumas novas habilidades culinárias, reencontramos nosso japonês favorito e, desta vez, visitamos o templo Kiyomizu-dera (para nós, o templo dos pilares). Se você está precisando de amor, não pode parar de vir aqui e "atravessar a pedra" ... emmmm ... queremos dizer, atravessar a pedra do amor e fazer alguma oração a você. Se a sua é muito séria, você pode se jogar diretamente nos braços de qualquer japonês que você vê orando aqui; certamente você acaba se tornando um casal muito bom!

Na casa de Shohei, em nossa primeira experiência de "futon", encerramos nossa visita a Kyoto, capital do império por muitos anos *, que roubou um pedaço do nosso coração.

* Mogollón de anos = de 794 a 1868.

(Este artigo é uma continuação da parte 1 de Kyoto)

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Onde dormir.

• Nós passado 4 noites no Kazariya Guesthouse.
  • O resto das noites que passamos na casa de Shohei fazendo couchsurfing

Como se deslocar em Kyoto.

Se você tiver vários dias, é melhor planejá-lo em duas partes: caminhar e visitar as áreas mais centrais; e com o passe diário do ônibus, para visitar as áreas mais remotas no mesmo dia. O passe custa ¥ 500 e é válido por um dia inteiro em que você pode pegar todos os ônibus que desejar. Dado que uma viagem custa 230 ienes, a verdade é que vale a pena. Claro, tente evitar finais de semana e horários de pico, porque você pode se divertir no ônibus sem avançar quase. Eles também oferecem um mapa super detalhado com todas as linhas da cidade.

Como chegar às atrações e seus preços.

• Fushimi Inari: ônibus nº 5 SUR (南 5) (tenha cuidado para não confundir com os 5 NORTE). Entrada grátis.
  • Floresta de bambu de Arashiyamai: ônibus nº 71, 72 e 74, entrada: gratuita.
  • Kinkaku-Ji (Templo do Pavilhão Dourado): ônibus nº 12, 59, 101, 102, 104 e 105, entrada: ¥ 400.
  • Kiyomizu-dera: ônibus nº 100, 202, 206 e 207, entrada: 300 ¥.

Vídeo: FLORESTA DE BAMBU EM KYOTO (Pode 2024).